O que é Outsourcing de TI e o que ele agrega à sua empresa

Buscas por empresas que oferecem serviços de Outsourcing de TI vem crescendo ao decorrer dos 2 últimos anos.

Afinal o que é Outsourcing de TI?

Seu significado em si é: Terceirização de determinadas atividades associadas à tecnologia da informação, onde pode abranger atividades como: microinformática, suporte técnico, Rollout de TI, Infraestrutura de TI entre outros serviços.

Esse tipo de serviço é recomendado e utilizado para empresas que possuem uma larga demanda e também dependem de tecnologia para suportar suas operações e ambientes de TI complexos, trazendo mais eficiência operacional.

Terceirizar vale realmente à pena? 

Existem empresas que terceirizam parcialmente ou totalmente suas operações, para ajudar adquirir soluções no período desejado e de acordo com cada necessidade de sua operação.

Devido a essas empresas terem profissionais qualificados e focados a atender a cada serviço em específico, sejam eles: Help Desk, Service Desk, Alocações de Recurso, Infraestrutura de TI, Data Center entre outros. Também irão garantir respostas mais rápidas, trazer redução de tempo na solução do problema e até mesmo redução com custos operacionais.

A Wine Tecnologia vem executando essa modalidade de serviço com êxito, atendendo empresas e parceiros a nível Brasil e podemos ajudar a trazer esses benefícios para sua empresa também, que tal bater um papo com um de nossos responsáveis pelo pelo setor  de Outsourcing?   

85% das empresas brasileiras não estão preparadas para as normas da LGPD.

Mais de 85% das empresas brasileiras não estão preparadas para as normas da LGPD.

Segundo informações e dados informados pela Serasa Experian, muitas empresas ainda não estão prontas para atender todas as exigências da Lei de Proteção de Dados Pessoais.

Algumas por falta de pessoas e profissionais capacitados e até mesmo a inexistência de uma infraestrutura de gestão de dados, tornando um enorme desafio e uma série de questionamentos e dúvidas para esse aspecto.

Por isso é de extrema importância que todos os negócios, processos e pessoas além das plataformas organizacionais estejam de acordo e alinhadas com todas as previsões da Lei.

Assim empresas podem se adequar. Outra exigência é que exista um profissional responsável exclusivamente pela segurança de dados, o mesmo deverá prestar contas à ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), departamento responsável para atuar como reguladora de proteção de dados.

Necessidades como mapeamento dos dados, proteção de dados e local de armazenamento será fundamental para garantir a adequação à Lei.

Importante que adote medidas adequadas com cada controle e que permitam o rastreamento e o monitoramento de todas as atividades de consulta, para evitar desvio nas informações entre outros problemas que possa acontecer.

Para isso a Wine Tecnologia vem se preparando cada vez mais e capacitando sua equipe técnica, para ajudar empresas de todos os portes a se adequarem à LGPD, atendendo demandas em todo o território nacional.

O que você realmente precisa saber sobre cabeamento estruturado em seus projetos

Cabeamento estruturado

Devido às constantes mudanças tecnológicas dos últimos tempos no mundo da TI e da telecomunicação, quase impossível de se imaginar uma empresa que não tenha feito um projeto para estruturar e implantar uma rede de transmissão de dados de alta velocidade. 

A utilização de cabeamento estruturado pode ser vista hoje em diversos setores como: Bancos, Indústrias, E-commerces, Universidades, Varejos, Hospitais, Escolas e até mesmo grandes estruturas como edifícios e condomínios que cada vez necessita de mais tráfego de dados e informações em tempo hábil.

Vemos exemplos de clientes que procuram por nossos serviços de Infraestrutura de TI, com necessidades de reformas devido ter uma estrutura antiga, problemas de um cabeamento de cabos não certificados e de qualidade duvidosa entre outras ocorrências.

Afinal, quais são as vantagens de ter um cabeamento estruturado de qualidade e bem realizado em seus projetos em sua estrutura corporativa?

1 – Melhora no desempenho de rede de telecomunicação.

2 – Maior segurança da rede.

3 – Suporte integrado ao tráfego multimídia, permitindo a inserção de novos sistemas para atender as demandas dos colaboradores.

4 – Unificação de vários serviços em um só cabeamento.

5 – Menor custo de mão de obra e de instalação. 

6 – Cabeamento bem estruturado bem executado, é mais fácil encontrar erros na rede de telecom.

7 – Facilidade de aquisição, identificação de cabos.

8 – Instalação de novas conexões torna-se mais simples com um projeto de cabeamento estruturado.

9 – Maior longevidade do cabeamento de sistemas.

Ainda é possível listar mais vantagens e benefícios, para isso colocamos nossa equipe de projetos para esclarecer dúvidas e até mesmo efetuar um orçamento dedicado ao seu projeto: projetos@winetecnologia.com.br 

Infraestrutura física ou na Nuvem?

Muitos clientes e até mesmo profissionais de TI se questionam referente ao processo de migração para nuvem. Se perguntando sobre a segurança de ter um Data Center, parte de sua infraestrutura física, armazenamentos e até mesmo outros mecanismos movidos por essa tecnologia.

Recentemente acompanhamos alguns casos de empresas gigantes com problemas. Há pouco tempo atrás, à Canon sofreu uma perda grande por armazenar arquivos fotográficos de seus clientes. O valor até então não foi estipulado.

Acreditamos que a Infraestrutura de TI física nunca deixará de existir, mesmo com toda a transformação tecnológica nas nuvens que estamos acompanhando, além de deixar clientes, empresas e departamentos mais confortáveis com a tecnologia física.

O que você acha sobre as duas tecnologias, e qual delas realmente vale à pena implantar em sua empresa? Lembrando que estudar possibilidades e comparar as duas tecnologias é de extrema importância para garantir a funcionalidade e minimizar erros e futuros problemas em seu projeto de TI.

Indicadores porque medir a infraestrutura de TI

Como medir indicadores em seu departamento de TI?

Todo indicador de infraestrutura deve ser medido por um gestor de TI que irá garantir a execução necessária e ideal de seu departamento. Otimizando o tempo de resposta e ações apresentadas sobre problemas e investimentos referentes a área.

Também responsável por manter dispositivos tecnológicos em perfeitas condições, garantindo que seus colaboradores consigam executar suas atividades sem interrupções no dia a dia dentro do mundo corporativo.

Mas quando é preciso medir indicadores quais pontos estratégicos devem ser analisados na infraestrutura de TI?

Disponibilidade da infraestrutura de TI:

Quando atribuições do setor de infraestrutura deve garantir o funcionamento dos recursos tecnológicos adotados pelas empresas, o indicador que mede o tempo que essa tecnologia ficou disponível sem dúvidas é um dos mais importantes do setor.

Caso os recursos não funcionam as operações da empresa paralisam podendo ocorrer prejuízo financeiro, atrasos em entregas, insatisfação de clientes. Além de muitos outros problemas. ‍

Indicadores de infraestrutura de TI são medidos através de um cálculo:‍

tempo total que a infraestrutura ficou disponível / tempo total que a empresa opera ou operou.

Ex: uma empresa que funciona 8 horas por dia de segunda a sexta, em um mês com 4 semanas vai acumular um total de 160 horas mensais de operação. ‍

Considere que a infraestrutura de TI tenha ficado indisponível em um total de 30 horas. Isso representa 18,7% de tempo inativo ou 81,3% de disponibilidade de infraestrutura. ‍

Quanto mais a disponibilidade se aproximar de 100% melhor.

Sugerimos que sua empresa não fique abaixo de 90%.

ROI (Retorno sobre o investimento).

Sabendo que uma empresa deve ser totalmente estratégica, seu departamento de TI não seria diferente não é mesmo?

Entre os tipos de retorno sobre investimento relacionado a área de TI são:

– Aumento da produtividade da empresa.

– Redução de custos operacionais e demandas de TI.

Como aplicar em sua empresa?

Montando um organograma de um departamento de TI, porém isso poderá pesar nas finanças do negócio.

Contratar profissionais capacitados, treiná-los e adquirir os recursos e equipamentos necessários para o funcionamento do setor.

Para manter bons resultados com os indicadores de infraestrutura de TI, talvez seja interessante avaliar a terceirização de TI, pode custar menos para seu negócio e ainda oferecer os melhores profissionais do mercado.

LGPD – Bolsonaro sanciona lei que passa a valer em todo o país

Lei que visa proteger dados pessoais passou a valer desde à ultima sexta-feira 18/09/2020. O Presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei 13.709, que passa a valer em todo o território nacional.

Empresas terão de garantir uma serie de medidas para garantir a proteção e evitar quaisquer violações a dados pessoais que possam prejudicar seus clientes.

Criada em agosto de 2018 ainda sob o mandato de Michel Temer, a LGPD sofreu diversas prorrogações, mas nos últimos dias passou a ganhar força no senado com a queda do artigo 4° do texto, antecipando a vigência da lei.

Apesar do texto esclarecer a estrutura do órgão regulador, o documento não traz garantias da criação efetiva de uma autoridade e nem mesmo com a aprovação da lei nº 14.010, sancionada em junho, a qual prorrogou a aplicação de punições sobre violação de dados para agosto de 2021. 

Por que implementar um sistema de Service Desk em sua empresa?

Modelo de suporte técnico Service Desk.

Service Desk possibilita todos os departamentos da empresa a ter suporte técnico especializado e otimizado. Oferecendo ajuda a todos usuários que tenham duvidas e problemas de TI.

Ao decorrer do tempo o termo ganhou força em diversas empresas e setores, como a principal solução quando necessitam de informações, manutenção, esclarecimentos, dissolução de problemas de TI e entre outros fatores que possam ser solucionados através do Service Desk.

Quais benefícios?

Otimizar a interação com clientes: Muitos clientes não gostam de atendimentos robotizados devido a comunicação limitada.

Um sistema especializado de Service Desk permite que as interações sejam otimizadas e os atendentes podem solucionar problemas e tirar dúvidas de uma forma que o cliente se sinta mais valorizado.

Redução do tempo médio de atendimento: Mais facilidade em solucionar problemas dos usuários, tornando o atendimento mais eficientes e clientes satisfeitos.

Padronização de respostas e soluções:  Informações não são extraviadas, devido a todos os procedimentos realizados a cada etapa do atendimento ser registradas em um servidor nas nuvens ou em outro modo de armazenamento, formando um banco de dados inteligente tornando um padrão de respostas e soluções. Essa vantagem torna o setor de atendimento da empresa mais eficiente, automatizado e produtivo.

Facilidade de comunicação: O suporte será capaz de definir as expectativas dos clientes de duas maneiras.

Eles podem consultar o documento SLA da empresa para definir os pontos prioritários estabelecidos e o tempo máximo que para resolver o caso e também podem periodicamente consultar os relatórios de desempenho e informar os clientes em que etapa o chamado deles está.

Wine Tecnologia abre novas vagas

Wine Tecnologia Busca Analistas Técnicos no Sul do País

Wine Tecnologia abre novas vagas para analistas técnicos na Região Sul do País.

Estamos buscando novos talentos para atuarem nas seguintes regiões:  São José dos Pinhais (PR), Curitiba (PR), Joinville (SC), Águas Claras (RS), Porto Alegre (RS) e Viamão (RS).

Com experiência em: Manutenção de computadores, redes, impressoras, instalação de softwares, microinformática, VPN, Field N2 e problemas relacionados a TI.

De seg à sex das 08:00 hs às 17:00 hs

Interessados devem encaminhar currículo para o e-mail: rh@winetecnologia.com.br

Com o assunto analista técnico e a região da vaga em aberto informada acima.

Mais informações responsáveis pela área entrará em contato. Não deixe de enviar seu currículo, venha fazer parte do nosso time!

Como obter uma boa performance de infraestrutura de TI?

Empresas estão investido cada vez mais em novas tecnologias e automaticamente a necessidade por uma boa performance de infraestrutura de TI aumenta.

Reconhecer a importância do investimento da TI é fundamental para garantir o avanço tecnológico e a competitividade das empresas no mercado.

Mas como fazer isso de uma forma eficiente no cenário atual onde muitos negócios vêm reduzindo custos?  

De uma forma simplificada nós da Wine Tecnologia recomendamos alguns pontos necessários no qual sua empresa poderá avançar tecnologicamente e ao mesmo tempo economizar em seus projetos e operações de TI.

Os pontos são:

– Coloque a segurança da informação no topo das preocupações de sua TI.

– Tenha uma boa estratégia de monitoramento e mapeamento de sua Infraestrutura de TI.

– Priorize projetos que podem ampliar seus negócios. 

–  Tenha todo o mapeamento de sua infraestrutura de TI.  

– Terceirize parte de suas operações e projetos se necessário e reduza até 20% com gastos de TI sem perder qualidade e investimento para isso.

– Fique de olho em tendências da Industria 4.0 (ecossistema cibernético em que informações, pessoas e máquinas trocam informações).

Demanda de Outsourcing de TI ganha força na retomada econômica

A retomada econômica começa ganhar noticias animadoras, segundo análise traçadas pelo Banco Central. No mês anterior somava uma queda no PIB de 6,51% e hoje já se projeta uma redução de 6,10%.

A taxa de juros Selic teve uma queda histórica, a mais baixa que já ocorreu. A inflação está sob controle e a bolsa de valores vem ganhando força e mantendo uma boa média de crescimento.

O otimismo vem ganhando espaço e refletindo no comércio digital e de TI também.

Grandes empresas vêm abrindo os olhos nesse momento para reduzir custos com operações de TI/Microinformática, utilizando empresas terceiras que oferecem serviços de outsourcing em alocações de recursos seja eles: equipamentos de microinformática e suporte técnico.

Uma das expertises da Wine Tecnologia em prover soluções em outsourcing, realmente vê a retomada dessa categoria de serviços ganhando força e acredita o quanto pode ajudar empresas a se equilibrarem reduzindo custos operacionais em geral.

Com capacidade para atender em todo Brasil a Wine Tecnologia também vem aumentando seu numero de técnicos qualificados para pode atender a essa modalidade de demanda.

Mais informações sobre serviços e especialidades você pode conferir diretamente em nosso site ou entrando em contato com nossa equipe de projetos e operações.